1) O nome da banda surgiu quando eles procuravam uma palavra norueguesa que fosse facilmente pronunciada em inglês e deram de cara com uma música chamada “A-ha” composta pelo guitarrista Paul Waaktaar em seu caderno de notas.

2) O maior sucesso da banda, a faixa “Take On Me”, se chamava na verdade “The Juicy Fruit Song”. Depois eles mudaram o nome dela para “Lesson One” .

3) O inovador videoclipe de “Take On Me” foi mais premiado do que “Thriller” do Michael Jackson.

4) Nos Estados Unidos, eles são considerados “one hit wonder”, ou seja, uma banda com um único sucesso. Já na Inglaterra, eles emplacaram diversos outros clássicos como “The Sun Always Shine on TV”.

5) O sucesso da banda no Brasil foi tão grande que eles tem discos lançados apenas por aqui.

6) O show deles no Rock in Rio II em 1991 entrou pro livro dos recordes pela seu público de quase 200 mil pessoas.

7) Madonna cantou uma hilária versão de “Take On Me” no programa humorístico americano Saturday NIght Life em 1986.

8.) A família do vocalista Morten Harket é famosa na Noruega no ramo das confeitarias e padarias.

9) O tecladista Magne Furuholmen também possui uma super bem sucedida carreira como artista plástico, tendo feito exposições aclamadas ao redor do mundo.

10) Os três foram ordenados como “Cavalheiros” pela Família Real norueguesa por sua contribuição à música pop do país.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Um comentário
  1. A-ha one hit wonder? só rindo! os americanos os consideram assim,pq”take on me” foi um megasucesso lá,primeiro lugar nas rádios,mtv,histeria coletiva em shows,etc,mas não emplacaram outro 1º lugar lá,apesar de que”hunting haw and low”tocou muito,e o segundo lp “scoundrel days” ficou entre as 10 primeiras posições em 86.Mas primeiro lugar só teve esse…porém…LÁ.
    Exatamente quando”take on me” estourava nos EUA,na Inglaterra o 1 lugar era”the sun always shines on tv”,sendo “take on me” o 2° lugar,e justamente a partir do segundo lp,quando deixaram de assumir as primeiras posições nos EUA,começaram a assumir no resto do planeta terra.Reinaram na américa latina,na europa,no japão,etc,COM VÁRIOS PRIMEIROS LUGARES,inclusive,fizeram a música-tema de um filme de James Bond,com muito sucesso.Portanto,JAMAIS o a-ha seria considerado one hit wonder,como de fato não são,e a História já os colocou no seu devido lugar,como um dos ícones absolutos dos anos 80 e da música pop.Os americanos apenas os consideraram assim,pois na época não havia globalização,internet,e não tinham como medir ou acompanhar a sua popularidade extrema no resto do planeta,como comprovam OS SEUS MAIS DE 60 MILHÕES DE DISCOS VENDIDOS.
    E outra…enquanto a maioria dos seus comtemporãneos sumiram ou não tem força para levar público a seus shows,em pleno 2015 basta o a-ha anunciar show que é LOTAÇÃO ESGOTADA,demonstrando que de fato,ficaram eternizados no inconsciente coletivo.

    dialog

Comente