Nos anos 80, era difícil passar por alguma banca de jornais em São Paulo ou no Rio de Janeiro e não dar de cara com algum exemplar da revista alemã Bravo. E, apesar de (obviamente) ser escrita inteira em alemão, a revista fazia um sucesso enorme entre os adolescentes, pois era uma das poucas que exibiam em suas capas os maiores astros da música pop daquela época.

A Bravo existe desde 1956 e ninguém menos que Marilyn Monroe foi sua primeira capa. Aliás, as capas da Bravo viraram ícones graças a sua diagramação meio caótica: elas eram super bagunçadas, com cada centímetro ocupado por uma foto ou algum texto, o que as tornavam ainda mais legais.

E todo mundo que era popstar passou por elas. Madonna, Duran Duran, Boy George, Michael Jackson, Cyndi Lauper, Tina Turner, David Bowie e A-Ha estavam sempre por lá. Outro grande sucesso da revista era seus posters – cada edição vinha sempre com pelo menos quatro. E a Bravo também era ótima para descobrir artistas novos que não haviam estourado fora da Europa ainda – temos que lembrar que naquela época ainda não existia Internet nem YouTube! A revista continua firme e forte até hoje, e influenciou a maioria das revistas teen de ídolos pop que existem no mundo todo.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente