“Money For Nothing” foi o maior sucesso da banda inglesa Dire Straits, e seu vídeo feito todo em computação gráfica se tornou um dos maiores ícones dos anos 80. Mas a música acaba de ser banida das rádios canadenses por causa de uma citação um tanto quanto homofóbica.

A citação é um trecho da música que usa a palavra “faggot” várias vezes – em inglês, uma forma bastante pejorativa de se dirigir aos homossexuais. Agora, o instituto Canadian Broadcasts Standards Council decidiu que, qualquer emissora que quiser tocar a tal música, precisa remover (ou censurar com um “blip”) a palavra em questão – e ela aparece três vezes numa mesma estrofe. A decisão foi feita levando em conta reclamações dos ouvintes de uma rádio, que se sentiram ofendidos.

Algumas versões lançadas depois de 1985 trazem a palavra “faggot” substituida por outra, o que prova que os membros do Dire Straits realmente estavam cientes do problema que ela poderia causar. O próprio líder e vocalista da banda, Mark Knopfler, já havia dito antes em entrevistas que, na época do lançamento de “Money For Nothing”, ele tinha sido repreendido pelo editor de uma revista gay em Londres.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente