Uma das questões mais discutidas pelos artistas do mundo inteiro nos anos 80 era a vergonhosa segregação racial que ocorria na África do Sul, o famoso “apartheid”. Lá, a maioria da população, que era da raça negra, era oprimida por uma minoria branca e não dispunha dos mesmos direitos, sendo inclusive proibidos de frequentar lugares onde apenas os brancos podiam entrar.

sun city

O “Artists United Against Apartheid” (“Artistas Unidos Contra o Apartheid”) foi um projeto criado em 1985 nos moldes do USA For Africa que visava chamar a atenção dos jovens para esse absurdo. Entre os artistas participantes, estavam grandes nomes da época como U2, Lou Reed, Run DMC, Peter Gabriel, Afrika Bambaataa, Keith Richards, Ronnie Wood, Joey Ramone e uma dezena de outros.

O vídeo da música “Sun City” foi um grande sucesso na MTV e fez com que a música rapidamente chegasse também às rádios. Embora tivesse sido banida na África do Sul e criticada nos Estados Unidos, a música fez com que milhares de jovens no mundo todo se informassem melhor sobre a questão do apartheid – que só chegaria ao fim muitos anos mais tarde.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente