Hoje os nossos parabéns vão para Arlette Pinheiro Esteves da Silva, mais conhecida como Fernanda Montenegro. A grande dama do teatro, do cinema e da televisão brasileira completa 80 anos de vida com vitalidade de uma mocinha e preparando-se para protagonizar “Passione”, próxima novela das nove da Rede Globo.

Fernanda Montenegro

Por sua atuação no filme “Central do Brasil” ganhou o Urso de Prata de Berlim, p Prêmio LAFCA de Melhor Atriz e o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Havana. Também recebeu indicações para o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz. Nos cinemas brasileiros ganhou fama como a Nossa Senhora de “O Auto da Compadecida”.

A atriz sempre recusou participar da política brasileira para dedicar sua vida para as artes. Em 1985 foi convidada pelo então Presidente da República, José Sarney, para ser ministra da cultura. Depois, a proposta foi refeita por Itamar Franco. Ela recusou as duas oportunidades.

Nos anos 80 ela fez grandes novelas na Rede Globo como “Brilhante”, “Baila Comigo”, “Cambalacho” e “Sassaricando”; mas foi com a engraçadissima Charlotte de Alcântara Pereira Barreto (Charlô) de “Guerra dos Sexos” (1983) que ela cativou de vez o público e eternizou a cena da guerra de comidas no café da manhã com Bimbo (Paulo Autran).

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Um comentário
  1. A divina Fernanda Montenegro um feliz dia da mulher obrigado por tudo que vsa mulher fez pelo povo Brasileiro opnando sendo mãe professora mestra da cultura do Mundo todo obrigado mesmo!!!

    dialog
    Augusto Cesar Carneiro comentou em 8 de março de 2012 às 10:56 Responder

Comente