Por Alessandro Fiocco para Trash 80′s

Responda rápido: qual o dia em que a Trash 80’s fez a sua primeira festa? Lembrou? Foi em 4 de maio de 2002, ou seja, tudo começou há seis anos. Influenciada pelo lado colorido e “up” dos anos 80, a festa tem na década a sua grande fonte de inspiração. Mas o que de fato aconteceu há vinte anos para que esse material exerça tanto fascínio? Bom, se a festa começou em 2002, que tal voltar vinte anos?

O regime militar ainda estava instaurado no Brasil, mas em seus últimos anos já cumpria o papel de transição para o cenário democrático, com a criação da Lei Orgânica dos Partidos, que oferecia um cenário pluripartidarista.

Em meio a essas mudanças, comportamentos e modas iam surgindo, mesmo que à sombra dos nossos amigos do primeiro mundo. A androginia rolava solta. Por isso, homens e mulheres compartilhavam de um visual bem parecido. No embalo de David Bowie e grupos como Duran Duran e The Cure, os meninos brincavam de pintar os olhos e o rosto. As bocas de sino foram abandonadas no começo da década e o lance agora eram as skinnys – as calças sequinhas, podendo ser color ou jeans – com jaquetas de mangas largas.

Os jovens daquela época presenciaram o fim de grandes grupos do cenário musical, como o sueco ABBA e os americanos Blondie — este retornaria em 1997. Além disso, acompanharam de perto e sofreram com a morte de umas das maiores cantoras da nossa música, a eterna Elis Regina. Mas esses mesmos jovens dançaram os primeiros sucessos dos novos grupos que nasceram naquele ano: Barão Vermelho, Culture Club, Blitz e A-ha.

Nas FMs, Michael Jackson brilhava com “Thriller”, enquanto Madonna aparecia timidamente com “Boderline”. No entanto, as cinco mais tocadas do ano foram Dalto, com a sua “Muito Estranho”, a musa australiana Olivia Newton-John com o hit Physical, seguida por Rita Lee com “Banho de Espuma” e “Saúde” em quinto lugar, dando brecha para Biafra ficar em quarto com “Leão Ferido”.

A tela grande era invadida por gigantes. “Blade Runner” agradava do público em geral aos críticos de arte, enquanto “E.T.” conquistava todas as idades. Mas o Oscar foi mesmo para “Gandhi”. Em se tratando de nossos produtos, “Os Trapalhões na Serra Pelada” era o filme das férias de dezembro, fazendo com que a gurizada lotasse os cinemas. Com isso entrou para a lista dos dez filmes nacionais mais vistos de todos os tempos.

Enquanto os meninos estavam entretidos com os jogos de botão e os produtos ligados à Copa de 1982, as meninas colecionavam figurinhas dos álbuns “Amar É”, “Bem Me Quer” e “July Pop” e brincavam com a boneca Barbie, lançamento de natal da Estrela.

Juntos ouviam o primeiro álbum de um grupo que, anos depois, ganharia um programa na TV, o Balão Mágico. Por enquanto, acompanhavam o Bozo, a TV Globinho e os especiais da “Vênus platinada”, como Pirlimpimpim.

A emissora carioca, aliás, exibia grandes novelas em sua programação, a exemplo de “Elas por Elas”, “Sétimo Sentido”, “Final Feliz” e “Sol de Verão”. Nos sábados à tarde, “O Cassino do Chacrinha” recebia o Trio Los Angeles com o sucesso “Vem Dançar Manbolê” e via a sua audiência subir com a presença do grupo. Aos domingos, “Os Trapalhões” dominavam, enquanto o Jô aparecia com o “Viva o Gordo”, as terças, na faixa das 21 horas. O rei Roberto fazia mais um especial de fim de ano e cantava o carro chefe: a bem escrita “Fera Ferida”.

Ainda pela telinha, o Brasil emudeceu ao ver a seleção de futebol, favorita ao título da Copa 82 com Zico, Sócrates e Falcão, perder por 3×2 para a Itália, com três gols de Paolo Rossi. A seleção canarinho finalizou a sua participação com a quinta colocação.

Em crônica no Jornal do Brasil sobre a choradeira que se instalou por aqui, Carlos Drummond de Andrade sugeria: “E agora, amigos torcedores, que tal a gente começar a trabalhar, que o ano já está na segunda metade?”.

Estávamos em 1982.

Quer conferir comerciais da época e programas de TV? Assista os vídeos abaixo.

Comercial Globo – Maio de 1982

Comercial Globo – Maio de 1982

Chamadas e Aberturas de programas

Retorno do Chacrina à Globo

Copa 1982 – Brasil 2 X Itália 3

Miss Universo 1982 – Semifinalistas

Culture Club – Do You ReallyWant to Hurt Me

Abertura do Show de Calouros

Roberto Carlos – Guerra dos Meninos

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente