Por Alessandro Fiocco para Trash 80′s
04/04/08

Só mesmo o cinema pode recriar, de maneira animada, com a ajuda de recursos e efeitos especiais, espaços e mundos mágicos tão reais. Aliados à tecnologia e a polpudos orçamentos, os filmes chegam à perfeição quando o assunto é ficção.
Por isso, no mês em que a festa comemora a sétima arte, a Trash 80’s seleciona cinco obras de ficção científica e cinco de fantasia que marcaram a tela grande na década de 80.
Caso tenha perdido algum, o que é quase um pecado, ainda dá tempo de corrigir o descuido e apreciar tais belezuras.

Ficção Científica

Star Wars

Apesar de ter estreado em 1977, a trilogia “Guerra nas Estrelas” marcou mesmo os anos 80. Com outras duas partes lançadas em 80 e 83, George Lucas, o criador, ganhou rios de dinheiro não só com o filme mas também com inúmeros produtos relacionados à marca. Na tela, Darth Vader roubou a cena do mocinho, em filme que revelou ainda o astro Harrison Ford.
Tron

Pioneiro no uso da computação gráfica, o filme de 1982 causou grande furor na época. Tudo isso porque durante os seus 96 minutos são usados efeitos visuais para contar uma luta que acontece dentro de um computador, entre um humano e o programa de segurança existente na máquina.
Blade Runner

O clássico de Ridley Scott, lançado em 1982, já ganhou vários formatos desde a sua data de estréia. Ambientado em 2019, Harrison Ford, no papel do ex-policial Deckard, tem como missão caçar cinco replicantes – andróides vilões – que chegam à Terra. Filmão!
De Volta para o Futuro

Ganhando fama de superstar, Michael J. Fox protagoniza a trilogia “De Volta para o Futuro”. Com um carro que viaja no tempo, o filme consegue dosar boas cenas de ação com comédia e romance.
Alien, o 8° Passageiro

Após vistoriar um asteróide, tripulante de uma nave espacial é atacado por um ser desconhecido. Ferido, leva consigo o embrião de alienígena, cuja missão é exterminar todos a bordo. Com Sigourney Weaver, o filme teve três continuações.

Fantasia

E.T. – o Extraterrestre

A amizade entre Elliot e E.T. é um dos maiores faturamentos do cinema. Outra obra de Spielberg, o filme é atemporal e ainda conquista novas gerações. Destaque para a pequena – e meiga – Drew Barrymore. Fantasia pura.
A História Sem Fim

Um sótão e um livro mágico. Ali, o garoto Bastian conhecerá um mundo onde a fantasia impera. Contando com técnicos que realizaram os efeitos de “2001: Uma Odisséia no Espaço” e “Alien, o 8° Passageiro” o filme tem com ponto alto personagens encantadores.
Ladyhawke – O Feitiço de Áquila

Michelle Pfeifer, Rutger Hauer e Matthew Broderick são as estrelas deste clássico. Misto de fantasia e romance, o filme é uma ótima pedida para relembrar os tempos de “Sessão da Tarde”.
Labirinto – A Magia do Tempo

David Bowie canta praticamente toda a trilha desta fábula que possui princesa, castelos, seres e, claro, um labirinto. Ainda no elenco, a hoje premiada Jennifer Connely.
A Lenda

Tom Cruise, ainda bem novinho, mora em uma floresta mágica e é escolhido pelo destino para uma missão heróica: salvar uma linda princesa e derrotar o demoníaco Senhor das Trevas. Caso não consiga, o mundo será amaldiçoado em uma eterna era de gelo.
Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente