Por Alessandro Fiocco para Trash 80′s
11/04/08

Vá a uma locadora e corra direto para o setor de comédia. Se lá os títulos à mostra forem os mais recentes, peça para ver o catálogo. Analise as comédias da década de 80 e perceba que, em sua quase totalidade, elas se dividiam em dois caminhos: farras de adolescentes e estilo pastelão.

A primeira revelou grandes astros do cinema, além de ter originado filmes despretensiosos, mas que nem por isso deixam de ter o seu valor.

Em Curtindo a Vida Adoidado, Matthew Broderick dá vida a Ferris Bueller, um adolescente que não se contenta com a vida pacata que leva. Em Gatinhas e Gatões, além da protagonista e musa 80’s Molly Ringwald, John Cusack e sua irmã Joan aparecem como adolescentes geeks, termo utilizado para definir também os “não-populares” do colégio. John, aliás, é um dos campeões de comédias para adolescentes. Além dessa, ele também atuou em Minha Vida é um Desastre, Um Verão Muito Louco e A Coisa Certa.

Atores hoje premiados, já tiveram seus momentos-chanchada. Tom Hanks foi presenteado com um jegue em A Última Festa de Solteiro e até Val Kilmer, conhecido por filmes densos e a rigor não-comerciais, mostrou o rostinho em Academia de Gênios. Ah, não podemos esquecer de um take antológico: Tom Cruise e sua cueca branca em Negócio Arriscado. John Deep teve o seu momento “sexo, garotas e sol” em Férias do Barulho.

Sexo, aliás, foi o mote de inúmeros sucessos: Porky’s, O Último Americano Virgem, A Primeira Transa de Jonathan e Almôndegas.

E quem hoje brilha na TV americana também teve os seus dias de picardia. Patrick Dempsey, protagonista de Greys Anatomy e eleito pela People como o astro de 2007, se tornou conhecido em Namorada de Aluguel e Lover Boy. Já em A Vingança dos Nerds, podemos conferir o ator Anthony Edwards, de E.R..

Já a segunda faceta da comédia pesava a mão no mão no absurdo —o estilo non-sense. Loucademia de Polícia mostra uma academia de treinamento onde tudo é possível. A mesma fórmula é vista nos clássicos do humor Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu e Corra que a Polícia Vem Aí. As comédias de Mel Brooks optavam pelo caminho da sátira, comprovado em pérolas como A História do Mundo – Parte 1 e S.O.S – Tem um Louco Solto no Espaço. Com mestres como esse, é quase impossível não rir.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente