Por Alessandro Fiocco para Trash 80′s
28/04/08

Passeando por uma loja, você depara, na seção de DVD, com “Flashdance”. Ao ver o filme, o que lhe vem à cabeça: a música ou a estória? Certamente você escolheria a primeira opção, já que, dê tão memorável, a trilha de alguns filmes não desgruda da cachola, mesmo após anos e anos.

Mas pensa que uma grande trilha também não é reconhecida pelas academias que anualmente premiam os filmes? Com técnicos, maestros e arranjadores, os grandes sucessos da telona também levam prêmio para casa quando o assunto é música.

Nem só pulos e polainas consagraram “Flashdance”. Além de receber o Oscar de melhor canção por “What a Feeling” – não, não comece a dançar -, também foi indicado para fotografia, edição e uma outra canção concorreu ao prêmio: “Maniac”. A dobradinha de canções também aconteceu no Globo de Ouro, mas não tinha pra ninguém. Neste, a música das piruetas e saltos também levou a melhor e a película ainda estava na disputa em melhor filme, na categoria comédia/musical, e atriz. Além de detonar nas bilheterias, a trilha de “Flashdance” vendeu 700 mil cópias só nas duas primeiras semanas. Sucessão!

Outro que se deu bem nas premiações foi “Dirty Dancing”. A irresistível “(I’ve Had) The Time of My Life”, abocanhou o Oscar e o Globo de Ouro em 1988. Neste último, o na época galã Patrick Swayze tentou levar a de ator, mas perdeu para Robin Williams.

Footloose, com sua canção homônima, também foi um dos filmes indicados em 1985, mas não levou o Globo de Ouro. O mesmo aconteceu com “Grease”, que concorreu com duas canções na edição do prêmio de 1979. Nem “Grease” e muito menos “You’re the One that I Want” saíram premiadas. Naquele ano, quem levou a melhor foi “Last Dance”, entoada por Donna Summer, do também musical “Até que Enfim é Sexta-Feira”.

Quer saber mais sobre os filmes citados na matéria? Clique nos links abaixo (em inglês) e conheça detalhes das obras.

Footloose: http://www.imdb.com/title/tt0087277/
Flashdance: http://www.imdb.com/title/tt0085549/
Dirty Dancing: http://www.imdb.com/title/tt0092890/
Xanadu: http://www.imdb.com/title/tt0081777/
Até que Enfim é Sexta-Feira: http://www.imdb.com/title/tt0078382/

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente