Por Alessandro Fiocco para Trash 80′s
9/11/07

Programa global exibia semanalmente as músicas mais executadas do país

Nos anos 80, as sextas-feiras, logo após o Globo Repórter, eram o momento de conferir a parada de sucesso semanal do Globo de Ouro. Lançado em 1972, o programa se estendeu até 1990. Nos anos 80, abandonou a linha mais sóbria e passou a apresentar pop, rock e até infantil. Com um cenário cheio de néons e com platéia – o que não existia na década de 70 – o show era campeão de audiência ao exibir os sucessos do momento. À frente, sempre artistas jovens comandando a atração. Passaram por lá César Filho, Cláudia Abreu, Lauro Corona, Myrian Rios, Cláudia Raia, Guilherme Fontes e Isabela Garcia –a última a apresentar o semanal.
Confira nos links abaixo vídeos do YouTube que ilustram artistas e os seus grandes hits. Além da música, é possível recordar a moda da época.

Angélica – Vou de Táxi – 1988
Em 1988, no ano que estreou no Clube da Criança, da extinta Rede Manchete, Angélica lançou o seu primeiro LP. Com ele, o sucesso “Vou de Táxi” foi parar nas rádios de todo o Brasil. Mesmo sendo de outra emissora, a loirinha com mancha na perna marcou presença no programa que foi ao ar no dia 18 de dezembro daquele ano.
Assista o video

Xuxa – Arco-Íris – 1988
Trajada com um daqueles modelos que a imortalizou como Rainha dos Baixinhos, Xuxa aparece aqui cantando a infantil “Arco Íris” ao lado de suas paquitas. Entre piruetas e pompons coloridos, a loira mostra o seu carisma.
Assista o video

Rosana – O Amor e o Poder – 1988
“Como uma deusaaaa, você me mantêm…”. O hit de Rosana, um dos mais tocados da década, foi parar nas primeiras posições do programa. Inspirada, a morena faz coreografia vestida em um modelo todo acetinado, com direito a chapéu.
Assista o video

Gretchen – Conga la Conga – 1980
Rebolativa e sem esquecer os gemidos, até Gretchen foi para no semanal. Bem no começo da década de 80, com cabelo e franja à moda disco e um sumário conjunto cor-de-rosa, a morena arrasou na “Conga”.
Assista o video

Legião Urbana – Várias – 1987 e 1988
Este interessante vídeo é uma colagem com vários apresentações da banda no programa. Sempre tendo como estampa o vocalista Renato Russo, podemos conferir músicas como “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”.
Assista o video

Fafá de Belém – Coração do Agreste – 1989
Magérrima e vestindo um tubinho amarelo, Fafá chega e arrasa na música “Coração do Agreste”, um dos temas da novela Tieta. O ano era 1989 e a cantora era uma das artistas mais populares do país.
Assista o video

Luiz Caldas – Tieta – 1989
Fricoteando. É assim que Luiz Caldas apresenta a sua “Tieta”, música que era tema de abertura da novela. Descalço, com brinco de pena e uma camisa de lamê dourada, o baiano agitou a atração. Sucesso!
Assista o video

Kid Abelha e os Abóboras Selvagens – Pintura Íntima – 1983
Com um chapeuzinho preto e toda serelepe, Paula Toller, ainda de cabelos pretos, fazia charminho pra câmera no auge dos seus vinte e poucos anos. Nesta apresentação, no final de 1983, o Kid Abelha ainda era Abóboras Selvagens e contava com o baixista Leoni, hoje cantor, em sua formação.
Assista o video

Yahoo – Mordida de Amor – 1988
Com calças bag gigantescas – sim, além do normal – os integrantes do Yahoo exibiram o modelão ao cantar o sucesso “Mordida de Amor”, no ano de 1988. Grude nacional, o hit era primeiro lugar em todo o Brasil e foi pra parada do “Globo de Ouro”.
Assista o video

Ritchie – Menina Veneno – 1983
Quando o hit toca na pista da Trash 80´s, não há um ser que não se empolgue. No ano de 1983 não era diferente. Com o cabelo besuntado de gel, o inglês Richie fazia uma linha sedutor e mandava bem conquistando o coração das gatinhas.
Assista o video

Festa do Amor – Patrícia – 1987
Recém saída do Trem da Alegria, Patríca, que na época não assinava o Marx, lançou o seu bolachão. De imediato, dois sucessos: “Certo ou Errado” e “Festa do Amor”. E neste vídeo ela canta a segunda música. Com uma batida bem anos 50, a gatinha declarava o seu amor ao pretendente. Ah…e cantando ao vivo!
Assista o video

Paralamas do Sucesso – Óculos – 1984
Herbert, de óculos e tudo, gritava “Por que você não olha pra mim?”e recebia de volta o “Ô, Ô” da platéia. A banda fazia parte do movimento de rock dos anos 80, que também incluía Titãs e Ultraje a Rigor, e era a nova onda de todo o Brasil.
Assista o video

Titãs – Flores – 1989
Com nove integrantes e seis (!) vocalistas, os Titãs cantaram “Flores” no programa, em 1989. Fazendo vocal nesta, Branco Mello com o seu visual pós-punk chamava a atenção. O visual do grupo, assim como as dancinhas individuais de cada um, são os pontos mais bacanas do vídeo. Repare.
Assista o video

Cazuza – Ideologia / Faz Parte Do Meu Show – 1988
De Cazuza, dois vídeos valem a pena ser vistos. Em “Ideologia” o protesto é feito com veemência. Já em “Faz parte do meu show”, o artista, já um tanto debilitado pela doença, faz a sua apresentação no último dia de 1988. Seis meses depois, viria a falecer em Boston, nos Estados Unidos.
Ideologia – Assista o video
Faz parte do meu show – Assista o video

Rita Lee – Flagra – 1983
A rainha do rock/pop nacional mostrou em 1982 um dos seus maiores hits. Junto com Roberto de Carvalho, Rita era sucesso com “Flagra”. Trajando figurino colorido e engraçado, com direito a joelheiras, a ruiva mostrou que os anos 80 foram dela.
Assista o video

Trem da Alegria – Jaspion Changeman – 1989
Ninguém resistia ao ver o trio do Trem da Alegria cantando seus versos infantis. Aqui, no começo de 1989, Juninho, Amanda e Rubinho pediam ajuda aos heróis japoneses para combater o mal. Lembra de “Jaspion Changeman”?
Assista o video

Roupa Nova – Volta pra Mim – 1989
“Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir..”. Com essa frase de efeito e praticamente aos berros, o Roupa Nova elevou a sua canção a uma das mais tocadas em 1989. Não só naquela época, mas na Trash 80´s também, já que esse é um dos hinos dos que freqüentam a festa.
Roupa Nova – 1989 – Volta pra Mim
Assista o video

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente