Por Paulo Simas para Trash 80′s

As ruas escuras dos subúrbios americanos ainda estão cheias delas. Mas se hoje as gangues se caracterizam pela divisão étnica e pela disputa pelo controle do tráfico de drogas, nos anos 80 o perfil era bem diferente. Antes da epidemia de crack que explodiu no início da década de 90, as turmas que dominavam as grandes cidades eram formadas por jovens mais preocupados em subverter do que em lucrar. Tanto que as gangues oitentistas se distinguiam não pelo número de pontos dominados ou pela nacionalidade dos membros, mas pela subcultura que eles partilhavam.

Punks, motoqueiros, hip hoppers e muitos outros grupos tinham características e regras próprias, que serviam tanto para reafirmar seu poder quanto para garantir a sua sobrevivência. Esses jovens que não conheciam leis nem compaixão estavam tão incorporados à paisagem das metrópoles que provocavam a dúvida: a sociedade americana estaria à beira da anarquia?

Esse temor foi muito discutido pelo cinema, a começar pelas fábulas futuristas que imaginavam um mundo sem Estado nem ordem. Warriors, de 1979, foi a síntese dessa fantasia, criando uma cidade totalmente dividida entre gangues rivais. Nos anos 80, os filmes continuaram tratando do tema, numa tentativa de entender o que estava além da rebeldia juvenil. Afinal, se eram meros arruaceiros, por que cometiam crimes tão graves em nome do grupo?

Abaixo, uma lista com cinco filmes da década de 80 que tentaram compreender o universo das gangues.

Os donos do amanhã (Class of 1984, 1982)
É a história de um professor de música que chega a uma escola amedrontada por uma gangue de punks. Os alunos têm até que passar por um detector de metais – o que naquela época era uma novidade. O líder da turma decide transformar a vida do novato num inferno, chegando ao ponto de estuprar sua esposa. Como se vê, essa gangue era de fato da pesada, mas teve sua lição depois de matar os coelhos da aula de ciências: o professor colocou uma arma na cabeça dos alunos e fez perguntas sobre a matéria. Quem errasse…
Vidas sem rumo (The outsiders, 1983)
Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme se passa numa pequena cidade americana em que duas turmas são rivais: os Greasers e os Socs. A primeira é formada por descendentes de mexicanos pobres; a segunda é a dos ricaços. Entre os Greasers está Ponyboy, um amante de poesia e do filme “… E o vento levou”. É ele que narra as agruras pelas quais seus amigos têm que passar para sobreviver num ambiente cheio de conflitos.
Ruas de fogo (Streets of fire, 1984)Nos anos 50 (mas com cara de 2020), uma cidade em que nunca amanhece é dominada por gangues violentas. Uma delas, liderada pelo motoqueiro Raven Shaddock, seqüestra uma bela cantora de rock. O namorado dela se une a um ex e a uma mercenária para resgatá-la. Do mesmo diretor de Warriors, marco do cinema-gangue dos anos 70, foi um fiasco nos cinemas, mas se tornou um dos mais retirados nas locadoras. A trilha sonora traz jóias como “Nowhere fast” e “I can dream about you”.
Território Inimigo (Enemy Territory, 1987)
Um pacato corretor de seguros vai visitar um cliente num condomínio do subúrbio de Nova Iorque. Chegando lá, descobre que o prédio é controlado por uma terrível gangue denominada “The Vampires”, que é impiedosa com os estranhos que ousam invadir seu território. Para piorar, o visitante acaba discutindo e ofendendo o líder do grupo. Agora, ele só pode contar com a ajuda de estranhos para tentar sobreviver.
Colors – As cores da violência (Colors, 1988)Filme do final da década e que já retrata o boom do tráfico de drogas. Em East Los Angeles, uma das regiões mais violentas da cidade, duas gangues se enfrentam: os Crips, que usam pano azul, e os Bloods, que usam pano vermelho. No meio dessa guerra, entram dois policiais: o experiente Bob Hodges e o novato porra-louca Danny McGavin. O diretor Dennis Hopper foi tão ousado na estética do filme que ela acabou virando referência para o gênero. Um clássico.
Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
2 comentários
  1. Caros Saudosistas do velho trash

    Sou um cinéfilo que coleciono e assisto filmes de todos os estilos já a mais de 5 anos. Nesse tempo todo encontrei de tudo (salvo 1 excessão) relacionado a todos os filmes e olha que tenho em torno de uns 300. Procuro há mais de 2 anos a legenda para o flme citado acima "TERRITÓRIO INIMIGO", O filme já encontrei, mas a legenda nem em sonhos. Será que alguem pode dar uma ajudinha??? Grande abralo a todos

    dialog
  2. Por favor me ajudem! Procuro um filme no qual nao sei o nome.Casal vai a um bairro violento de Nova York onde ninguem mais sai as ruas depois das 18:00, entao para sobreviver eles se escondem nos bueiros da cidade,porem sao perseguidos por gangs . Preciso descobrie pelo menos o nome . Eu achava que fosse furia por viver ou fome por viver, porem nao é Se alguem souber…..Desde ja agradeço
    Antonio Carlos

    dialog
    antonio carlos comentou em 2 de dezembro de 2011 às 13:24 Responder

Comente