Por Roberta Ribeiro para Trash 80’s

Quando Silvio Santos colocou o SBT – então TVS – no ar, uma de suas primeiras atitudes foi importar do México algumas de suas novelas de maior sucesso. Se as novelas brasileiras, como já constatou Denis Klein aqui no Cultura, já são cheias de clichês e absurdos, o que dizer das irmãs da América Central? Além das histórias rocambolescas, os artistas de lá conseguem ganhar de longe dos brazucas no quesito canastrice. E as produções também não ficavam atrás: os cenários tentavam em vão reproduzir a realidade, mas tudo ficava muito aquém do padrão Globo de qualidade.

A primeira produção mexicana a ir ao ar, em 1982, foi “Os Ricos Também Choram”, que teve um remake brasileiro em 2005, na mesma emissora. O original, diferentemente da versão, se passava em dias atuais e contava a história de Mariana Villareal, órfã que perdeu a mãe no parto e desconhece seu pai. Ela se apaixona por um irmão, mas seu cunhado a ama verdadeiramente. E não sabe que seu pai morreu recentemente e era um fazendeiro rico, cuja viúva vai tentar destruí-la para ficar com a herança.

Com o grande sucesso da novela, “seu” Silvio emplaca outra novela com uma órfã em 1983. “Chispita” se diferencia porque a protagonista começa a trama vivendo num abrigo, já que, em teoria, seus pais morreram num acidente de carro. A menina vai morar na mansão de um milionário para alegrar a vida da filha dele, que tem a mesma idade e só sofre desde a morte da mãe. O ricaço se apaixona pela cozinheira do orfanato que, como em toda boa trama, se recupera de uma amnésia e lembra ser mãe de Chispita. Antes do “felizes para sempre”, porém, a garota tem que livrar a nova família de duas vilãs.

Essas foram as duas tramas de maior sucesso, mas o canal ainda exibiu “Estranho Poder”, “Viviana”, “Lupita”, “Angelito”, “Soledade”, “Só Você” e “A Vingança”, esta última em 1987, quando encerrou-se o primeiro ciclo dos roteiros chicanos no Brasil, que só voltaria em 1991 com “Rosa Selvagem”.

Para quem acha que as novelas brasileiras são trash, fica a dica: nada é tão ruim que não possa ficar pior!

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Um comentário
  1. Ola tenho muita vontade de rever a novelinha infantil, que passou a muitos anos atras sbt,nome É LUPITA foi mais ou menos quando passou a chispita lembra

    nenhum saite é divulgado essa movela.ela foi de curta duração. se puder divulga-la eu agradeço obrigada

    dialog

Comente