Por Roberta Ribeiro para Trash 80’s

Assim como o Brasil tem a música popular brasileira, o Japão tem a J-Pop, ou música pop japonesa. A grande diferença é que, para eles, o popular tem um quê de estrangeiro. Imperam o rock e o rap. As músicas feitas para servir de temas para “animes” (animações, desenhos animados) também entram na lista de sucessos, que tomaram força mesmo na década de 80.

Instrumentos diferenciados, típicos da cultura oriental, são um dos maiores diferenciais da J-Pop. Assim, o violino está presente em canções de bandas como a Gackt, que não é 80’s, mas herdou sua sonoridade da década retrasada. Além disso, as roupas superproduzidas e a preocupação com a imagem da banda fizeram dos grupos japoneses predecessores da estética das boys bands: meninos que, além de tocar instrumentos, se arrumam muito e dançam as músicas que tocam. A música japonesa também é fortemente influenciada pelo pop norte-americano, que desde a década de 50 explodiu mundialmente.

Abaixo, algumas das bandas e cantores mais famosos da J-Pop:

- Glay (http://www.glay.co.jp) – a banda, surgida em 1987, é da cidade de Hakodate. Composta por cinco integrantes, faz um som pop-rock. O nome é uma menção à mistura dos dois gêneros. Segundo o vocalista e fundador da banda, Takuro, o rock é preto e o pop é branco. A mistura de ambos resulta em cinza, do inglês, grey. Glay é a corruptela da palavra.

- The Checkers – Criada em 1980, a banda se desfez em 1992. Foi um dos maiores sucessos de mídia no Japão na década de 80 e tinha como principais características o fato dos cinco integrantes serem vocalistas, além de tocarem algum instrumento. Pop-rock era também a designação do grupo para o som que faziam. Hoje em dia há uma banda americana chamada “The Checkers”, mas não tem nada a ver com a banda japonesa.

- Chage & Aska (http://www.chage-aska.net/) – Dupla de cantores e compositores que tem nas baladas românticas seu forte, apesar de já terem flertado com o hard rock e com a música eletrônica. Criada em 1979, também teve sua música influenciada pelo folk e pelos Beatles.

- Anzen Chitai – Ficou famoso como grupo de pop-romântico, e surgiu em 1982. Depois de anos separados, os músicos voltaram a se unir e a produzir em 2002. Fizeram músicas de muito sucesso para o anime “Maison Ikkoku”, de 1982.

- Hideki Saijo (http://www.earth-corp.co.jp/HIDEKI/top.html) – Além de cantor, também era ator central da série de ação “Anjos de Aço”, produzida na China. Seu maior sucesso nos anos 80 foi uma versão de “YMCA”, do Village People, chamada “Blue Sky Blue”.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente