Por Roberta Ribeiro para Trash 80’s

Apesar de ter sido inaugurada em 1971, foi a partir da década de 80 que a febre de ir à Disney chegou com tudo ao Brasil. O parque de Orlando abriu sem que seu idealizador, Walt Elias Diney, pudesse vê-lo: morreu em 1966. Mas caiu no gosto do público e tornou-se um dos destinos turísticos preferidos no mundo.

Dois grandes parques do “mundo” de Disney foram inaugurados durante os anos 80. O primeiro, em 1982, foi o Epcot Center. O nome é a sigla, em inglês, para Protótipo Experimental da Comunidade do Futuro. Dividido em duas partes, Epcot tem um dos ícones da Disney atual: uma grande esfera metálica batizada de Espaçonave Terra. No World Show Case, 11 países são representados culturalmente, por meio de cenários e de gastronomia. Há quem diga que, por isso mesmo, Epcot é, entre todos os parques, o melhor lugar para um lanchinho. Já no Future World, alta tecnologia e ficção se unem para proporcionar momentos de emoção aos visitantes. Simulações são a parte mais divertida desta área. Também é interessante notar o que o criador do parque imaginou para o futuro e perceber que nem sempre ele estava errado. Destaque para o trilho elevado do monorail – trenzinho – que hoje em dia alguns políticos chamam de “aerotrem” e dizem ser uma possibilidade para o caótico trânsito paulistano.

O Disney MGM Studios também é 80’s: surgiu em 1989. A idéia era — e ainda é — que os turistas sintam-se dentro de estúdios de produção cinematográfica. Uma Hollywood com Mickey e outros personagens do encantamento de Disney. As animações também não foram esquecidas dentro do parque: em uma das atrações, explica-se como são feitos os desenhos animados. Contudo, o brinquedo mais comentado do MGM é provavelmente a Torre do Terror. Nela, os visitantes conhecem um hotel mal-assombrado e, no final do passeio, entram num elevador que despenca de aproximadamente 30 metros de altura.

Além deles, o Magic Kingdom (onde há o famoso Castelo da Cinderella e ocorrem as Paradas), o Animal Kingdom e dois parques aquáticos formam o complexo que todos chamam de Disney World. O que todos têm em comum? O fato de fazerem qualquer marmanjo querer voltar à infância e tornar isso possível. Portanto, se você sonhava com Pateta, Pato Donald, Margarida, Mickey e Minnie na tenra idade e ir para Orlando era a viagem que mais desejava, não se acanhe: você não estava sozinho. E ainda é tempo! A Disney ainda existe e, se depender da vontade de milhões de pessoas do mundo, existirá por muito e muito tempo.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
Comente