Por Roberta Ribeiro para Trash 80´s

Nem todos os programas infantis da década de 80 dependiam da boa vontade de uma loura de botas para existir. Com uma proposta mais educativa, Daniel Azulay alegrava o dia da criançada e tinha um perfil nada comum para apresentadores: usava óculos, gravata borboleta e suspensório e tinha como assistentes a Turma do Lambe-Lambe, que dava nome ao programa.

O grande atrativo eram as aulas de desenho, nas quais Daniel ensinava técnicas de ilustração para os telespectadores. Para isso, contava com a ajuda das personagens da Turma: Ritinha, uma menina que sonhava se tornar uma grande empresária; Damiana, arteira e a rainha de arrumar confusões; a vaca Gilda, cantora, que queria sempre estar no auge da moda, mas acabava cafona; Pita, um mágico tagarela e seus inseparáveis amigos Tristinho, malabarista, e Piparote, aprendiz de domador; e também Xicória, uma galinha cozinheira que servia, por vezes, de cobaia aos experimentos do grande cientista Professor Pirajá. Todos criações de Azulay, que chegou a lançar revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas e livros para colorir da trupe.

Outra área em que o desenhista se arriscou foi na fonográfica: lançou discos que até fizeram um certo sucesso à época. “Algodão Doce”, uma das canções que tocavam no programa, fez tanto sucesso que, quase 25 anos depois, ganhou uma homenagem da apresentadora Eliana.

Atualmente, Daniel cuida das oficinas de desenho franqueadas que levam seu nome por todo o país e de um projeto social que visa à inclusão de menores pelas artes, auxiliados por voluntários.

Sem ser maçante, Daniel Azulay conseguia prender a atenção das crianças e lhes ensinava lições úteis. Trabalho educativo que raramente se vê na televisão brasileira e que faz muita falta.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
4 comentários
  1. Sabe o meu nome é Théo.Eu achava muito legal os programas da Xuxa pena que acabaram o desse rapaz eu não cheguei a assisir, mas eu achei bem bacana a ideia, tb tinha ouvido falar super bem da turma do Lambe-Lambe. Meus sonho é ser apresentador infantil, mas não estou tendo oortunidades,estou com 24 anos e gostaria muito….obrigado…e me procurem no meu msn…gilsempreamando@hotmal.com

    ate lah

    dialog
  2. “amava esse programa, fazia desenhos, teve uma vez que meu desenho apareceu no programa, tenho muitas saudades!!!!!

    dialog
  3. Puxa!!! Hoje no trabalho lembramos desse marco da TV brasileira, pena que programas como a Turma do Lambe-Lambe não são mais nicho para as emissoras que atualmente nos bombardeam com inutilidades como TV Globinho, Sábado Animado etc…

    dialog
    Luciano Alvarenga comentou em 26 de outubro de 2012 às 8:59 Responder
  4. Grande Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe!! Que saudade….. Além de fazer muitos desenhos maravilhosos, ensinava a montar brinquedos com caixa de ovos,isopor, barbante, papelão, cartolina, tinta, copo de iogurte. É um cara genial. Faz falta na televisão. Abraços Daniel

    dialog
    Maurilio Antunes Ferraz Junior comentou em 14 de outubro de 2013 às 17:59 Responder

Comente