Por Trash 80´s

Se você tem até mais ou menos uns 30 anos, se lembra muito bem dos vários e vários programas infantis que recheavam a TV brasileira no auge de sua infância.

Existia de tudo um pouco, e é claro, a qualidade da maioria do que passava era algo duvido aliás como até hoje acontece. Isso obviamente, em nada impedia que passássemos horas e horas com os olhos vidrados em absolutamente tudo o que considerávamos interessante. Mas afinal de contas, o que realmente fazia a sua cabeça quando você era criança? Veja a lista abaixo:

Cata-vento
– Este era um dos melhores. Era transmitido pela TV Cultura e os programas desta emissora sempre se superavam nos quesitos criatividade e bom gosto. Isso tudo compensava e muito a falta de verba e de investimentos que uma televisão pública possui. Pois bem, Cata-vento era um progama educativo, politicamente correto – não tinha desenhos em suan programação e ainda assim as crianças adoravam. Destaque especial para a musica de abertura do programa que era fundo para uma animação bem simplesinha que imitava rabiscos de criança. Era mesmomuito legal…

ZY Bem Bom – Este passava na Rede Bandeirantes e era apresentado pela prole da cantora Vanuza: Aretha e Rafael, além de Samantha Monteiro e Rodrigo Faro. O programa não era muito bacana mas devia ter gente que gostava.

Bambalalão – Mais uma das obras de arte da TV Cultura. Gigi, Chiquinho e Silvana faziam a alegria das crianças com brincadeiras que eram imitadas em casa – coisas como a dança das cadeiras e joguinhos com bolas, nada cheio de enfeites e cores como nos programas globais. E não existia premiação para quem ganhasse a brincadeira, lembro-me perfeitamente que a criança levava um humilde balão que simbolizava a vitória e um beijinho de um dos apresentadores. Mas isso em nada atrapanhava a magia que o programa envolvia: quem não se lembra que os apresentadores chegavam deslizando em um escorregador e contavam histórias que faziam a imaginação voar?

Balão Mágico – Este com certeza foi um dos preferidos da maioria. Apresentado pelos inesquecíveis Jairzinho, Simony, Toby e Mike, as crianças deliravam com os desenhos, brincadeiras e músicas que o programa possuia. Voar no balão mágico era algo que preenchia os sonhos de 10 entre 10 crianças da época.

TV Fofão – O personagem surgiu junto com a Turma do Balão Mágico. Com o fim do programa ele foi convidado a apresentar um programa próprio na Rede Bandeirantes que não fez grande sucesso. Talvez pelo fato de que Fofão não era um grande exemplo a ser seguido – se tratava de um personagem abobalhado e desastrado que repetia o tempo todo que estava todo “apatralhado”. Até hoje existe a incógnita sobre o que o personagem. Logo que “o bicho” surgiu diziam que se tratava de um cachorro, como não parece ter colado, desistiram.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, Simony – Programa apresentado por Simony que não teve grande audiência. Não era para menos: ia ao ar às 7h e tinha desenhos sem grande interesse. Outra coisa: Simony estava imensa e as pessoas a chamavam de balão, mas não era o mágico desta vez. Que maldade…

TV Tutty Frutty – foi um dos primeiros programas a utilizar bonecos animados na tv brasileira, era exibido pela TV Bandeirantes. Os bonecos tinham a forma de legumes e frutas e eram bem engraçadinhos, todo mundo adorava. Provavelmente foi um dos poucos programas com um certo teor educativo da emissora.

Boa Noite Amiguinhos – Toda criançada da década de 80 não reclamava na hora de ir para cama, a Turma da Fofura colocava os baixinhos para dormir na Rede Bandeirantes em horário nobre.

Oficina de Desenhos Daniel Azulay – pela primeira e única vez um verdadeiro artista foi o “protagonista” de um programa na TV brasileira. Daniel fazia desenhos maravilhosos e as criaças adoravam. Ele e sua turma colocavam a criançada para pensar, desenhar e fazer experiências nas manhãs de sábado na Bandeirantes.

O Clube da Criança – A primeira versão foi ao ar em 1985, e a última, em 1998. Em todos esses anos, o programa trocou várias vezes de apresentadora e de formato. Estiveram à frente da atração: Xuxa, Angélica, Mylla Christie, Patrícia Nogueira e a menina Debby.

Gostou? Veja também:
Comente no Facebook
6 comentários
  1. Olá!! é muito legal este e qualquer outra pagina que fala sobre uma época em que crianca era realmente crianca e tinha programas para ela não sei se impressão minha mais tinha mais comercial voltado paras criancas do que hoje em dia e eramos criancas por mais tempo. Mas Eu gostaria muito de saber quais são os cantores quecantavam a abertura do Programa Catavento e como faco para achar a musica e linda! afinal nesta época instinta de criancas agente fica até meio nostagilco da década de 80. beijos!!

    dialog

Comente